Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

3 perguntas a... Octávio Vicente


(Octávio Vicente sagrou-se ontem Vice-Campeão Nacional Individual de Triatlo Longo, em Seniores)

1. Que balanço faz da competição?

Superou as minhas expectativas, embora no fundo soubesse que estava bem e que teria uma palavra a dizer. Na natação senti-me bem, fiz o meu melhor tempo nesta distância. No ciclismo, o apanhar atleta atrás de atleta dá-me uma motivação super extra...é claro que as pernas responderam... Ultrapassei grandes atletas, que saíram muitos minutos à minha frente da água. 
Decidi não levar relógio, corri por sensações, sempre a pensar na última corrida... mas atacando forte todas as subidas. Não tinha noção da posição, mas pelos atletas que passei, sabia que chegaria à ultima transição perto ou mesmo dentro do top 10. 
Mas foi na corrida que percebi o papel da "cabeça ter muita força"... parti para os 21 km lado a lado com outro atleta, na 6ª e 7ª posição... Mas mal comecei a correr senti que era "hoje"... rapidamente consolidei a 6ª posição e na 2ª das 4 voltas, acreditei que podia mais... era "apenas" o Rafael Gomes, campeão nacional em 2011 e o atleta que em 2014 e 2015 é o melhor atleta português no Xterra Portugal... 
Não tive medo de quebrar... embora soubesse que o 6º lugar era muito bom, fui atrás de mais.. a cabeça queria... as pernas disseram ok. A meio da 3ª volta passo directo por ele... Foi aí que as lágrimas me correram... foi aí que nós (atletas), damos valor ao que sofremos nos treinos, aos dias maus e a tudo que passamos... 
E embora estivesse em êxtase com a ultrapassagem, não abrandei... E na entrada para a 2ª volta, vi que os 2 atletas que iam à minha frente iam nitidamente a quebrar... E então aí Sonhei... e sem medo, Acreditei... 
Dei tudo o que tinha naqueles 6 kms finais... 
Mas não deu!!!


2. Próxima prova?

As próximas provas serão de preparação para o Duatlo do Jamor, que será a primeira prova de 2016 a doer!
Farei umas São Silvestres e uns Corta-Matos pela minha nova equipa, que na próxima semana irei divulgar.


3. Que projectos para o futuro?

Para 2016, o grande objectivo será o Xterra Portugal, novamente o duatlo e triatlo cross, os triatlos longos e, a nível internacional, ainda estou a analisar. Talvez o Europeu de Triatlo e Duatlo Cross.

Sem comentários:

Enviar um comentário