Páginas

domingo, 22 de setembro de 2013

3 perguntas a... João Pedro Pereira


Um dia depois da vitória no III Duatlo "João Campos", o blog Desporto em Abrantes falou com João Pedro Pereira.

1- Como correu a prova?

A prova não podia ter corrido melhor. Consegui estar com os melhores na corrida e fazer a diferença na bicicleta, que verdade seja dita era a minha obrigação, pois é essa a minha especialidade. A estratégia era sofrer a correr e fazer uma boa gestão na bicicleta para conseguir ter margem para a última corrida. Consegui cumpri-la e não tive azares, por isso não posso estar mais satisfeito.

2- Que significado tem esta competição, ganha por si, pelo segundo ano consecutivo?

Esta prova tem um enorme significado para mim e em ambas as edições senti que fui para além dos meus limites. O João Campos era um amigo e foi uma referência na minha juventude. Fazia muitos treinos de ciclismo de estrada com ele e alertava-nos constantemente para os perigos da estrada, por isso foi um grande choque a sua perda nas condições em que ocorreu. Desde o dia que faleceu não passei mais na estrada onde perdeu a vida a treinar e acho que nunca mais vou passar. Era um exemplo de força e um grande atleta do concelho de Abrantes e foi por sua influência que em 2000 participei no meu primeiro duatlo em Vila Franca de Xira no escalão de Juvenis e onde consegui vencer. Por tudo isto há uma motivação especial para mim nesta prova. O ano passado dei o meu máximo por ele e consegui vencer, até para surpresa minha e este ano queria defender essa vitória e dedicar-lha mais uma vez. Preparei a prova melhor, fazendo 1 a 2 treinos de corrida nas ultimas semanas e felizmente consegui repetir o resultado.

3- Qual será o próximo desafio?

O desafio seguinte foi já hoje Domingo, com a participação no Troféu Norte Alentejano de XCO. Sabia que era um circuito técnico e por isso ideal para treinar essa vertente. Fisicamente sabia que ia sofrer, ainda para mais com a presença de alguns dos melhores atletas nacionais. Foi um mais um estímulo de competição que espero me dê mais algum ritmo e onde fiquei muito contente com o 2º lugar. O próximo objectivo é a última Prova da Taça de Portugal de XCO no Fundão dia 5 de Outubro, que embora aconteça numa fase muito tardia da época e depois de uma grande paragem no calendário nacional de XCO, é uma prova importante e onde gostava de apresentar um bom nível. Depois dessa data tinha planeado mais alguns objectivos, mas em princípio terei que fazer uma paragem forçada para resolver um problema de saúde que já me afecta há alguns anos. Depois é planear a próxima época e ver se há condições para continuar a manter este nível regular ou evoluir, ou eventualmente ter que levar o desporto de outra forma, porque é muito desgastante manter um nível alto durante tantos anos e agora ainda mais com a entrada no mercado de trabalho. O futuro o dirá...

Sem comentários:

Enviar um comentário