"Terminada a época desportiva de Atletismo, em relação à nossa equipa, há que enaltecer a excelente época que realizámos este ano. Creio que a prestação dos nossos atletas em pista coberta e ar livre tem um saldo muito positivo o que eleva fortemente a fasquia para a próxima época.
O número de praticantes aumentou bastante durante esta época, situação motivada pela excelente cooperação entre o desporto escolar e o desporto federado. Mais de 95% dos nossos atletas participaram no Desporto Escolar pela sua escola e obtiveram igualmente excelentes resultados escolares.
A definição do tipo e do número de objetivos, a curto e médio prazo, a atingir por cada atleta foi efetuado com base no grau de maturação, disponibilidade e de experiência de cada um deles. As tarefas e ações que levaram a cabo, surgiram de um processo de negociação com os atletas, no sentido de poderem concretizar com sucesso cada uma das metas que pretendíamos atingir.
A progressão técnica e a melhoria dos seus níveis físicos e psíquicos, múltiplos records pessoais, vários pódios em competições regionais e nacionais, associada aos records nacionais e regionais obtidos, revelam claramente a qualidade e a união que existe neste grupo de trabalho com apenas 3 anos de existência.
A maioria dos nossos atletas pratica atletismo há pouco mais de um ano, sendo o escalão dominante o Infantil. Temos vários atletas que se destacaram em competições regionais com a conquista de vários pódios. Certa de que nestas idades existem fatores muito mais importantes do que a conquista da medalha ou o lugar que ocupa no ranking nacional, não deixa de merecer o nosso destaque algumas das marcas realizadas por eles.
- Miguel Jesus com 3,00,17 realizados nos 1000m, melhora o seu record pessoal em 14 segundos e ocupa o 6º lugar no Ranking Nacional. Este atleta devido ao treino multidisciplinar que realiza, consegue estar entre os 15 melhores nacionais nos 60m barreiras e no salto em altura.
- Catarina Boavida com 1086 pontos ocupa o sétimo lugar no Triatlo (60m barreiras, comprimento e peso).
- Inês Inácio entre as 7 melhores nacionais com a marca de 8,38 em triplo salto.
- José Matos o 9º melhor atleta nacional no triplo salto com 9,65 m.
- Bárbara Poupino, Sara Oliveira, Joana Ferreira e a Ângela Batista, 4 atletas fantásticas, três delas infantis de primeiro ano, obtêm a 21ª melhor marca nacional.
Pelos resultados obtidos a nível nacional, destacamos individualmente os seguintes atletas do SCA:
Larissa Vieira (1995) - Juvenil
(clique no quadro)
Mariana António (1998) - Iniciada
(clique no quadro)
Mariana Rodrigues (1997) - Iniciada
(clique no quadro)
(RN
–Record Nacional, RR – Record Regional, (+) marca obtida com vento
anti-regulamentar)
Destacamos ainda mais dois atletas, Marco Rodrigues e João Santos que em apenas alguns meses de prática da modalidade obtiveram mínimos para uma competição nacional. O Marco obteve mínimos nos 100m para o Nacional de Juvenis e de Juniores e o João Santos para o Nacional de Juvenis nos 800m.
Marco Rodrigues (1995) - Juvenil
(clique no quadro)
João Santos (1995) - Juvenil
(clique no quadro)
Na próxima época queremos manter o mesmo nível de resultados, contudo as perspetivas são ainda melhores do que nesta época que agora findou, onde o saldo da prestação do SCA nas provas regionais e nacionais, foi muito positivo."
Sem comentários:
Enviar um comentário