sábado, 10 de março de 2012
Workshop: Preparar o Atleta do Futuro (Excertos) - Continuação
Luis Filipe Júlio - Licenciado em Educação Física e Desporto, Mestre em Psicologia do Desporto, Pós-Graduação em Treino de Alto Rendimento, Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia Clínica.
Tema:
A detecção, identificação e desenvolvimento de jovens, com talento para o Desporto
"Há jovens de 13 anos que têm uma diferença de maturação de 5 a 6 anos. Estes jovens têm vantagens sobre os da mesma idade. Vantagens que não se prendem, necessariamente, sobre a qualidade técnica/táctica."
"É, por isso, que por vezes, a escolha daquele que vai ser um talento, acaba por ser um equívoco."
"Os jogos desportivos colectivos, são fundamentalmente competições onde se exigem, a todo o momento, escolhas, tomadas de decisão. Isso só pode ser desenvolvido nas situações de treino."
"Não há nenhum jovem que desenvolva todo o seu potencial, se não forem tidas em conta as competências psicológicas e sociais, que são fundamentais para o rendimento."
"Há questões de disciplina, de rigor, de organização, que qualquer jovem tem que aprender. O espírito de sacrifício."
"A questão da motivação para a modalidade também é fundamental. O ser humano gosta muito de fazer aquilo em que sente que é bom. Faz sentido. É a motivação para a competência."
"Enquanto jovens, gostam de mostrar - até aos familiares, a sua competência. Fui eu que marquei o golo."
"Resiliência - capacidade de ultrapassar, resistir aos obstáculos. Por vezes, as coisas não são fáceis. É uma característica fundamental para o rendimento."
"O suporte social é importante. Tem a ver com o apoio dos pais. É, não só importante ter apoio, mas que também aprendam a pedir apoio quando precisam."
Nota: Continua nos próximos dias.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário