Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Sport Abrantes e Benfica, 100 anos de história


(crónica de Nuno Gomes)

 algo que nunca poderemos dissociar, desportiva e culturalmente da história na nossa Cidade e do nosso concelho, o Sport Abrantes e Benfica (S.A.B.)! 

Eu, orgulhosamente, digo que fiz parte da história de um clube que completa no dia 10 de junho a bonita idade de 100 anos. 

Clube de referência durante décadas na área da formação, com imensos e distintos títulos distritais, parte integrante da formação e desenvolvimento de jovens jogadores, para a minha geração, e anteriores, era no extinto e saudoso pelado do Barro Vermelho que todos queriam jogar… 

Certo estou que, tal como eu, ex-atletas, dirigentes, todos os que vivenciaram e, obviamente, aqueles que ainda vivenciam, recordam com um saudosismo vibrante os tempos passados no clube, as histórias vividas, as amizades feitas, os dias de vitórias, os momentos de derrotas e, fundamentalmente, a certeza que o clube foi, é e continuará a ser determinante para o desenvolvimento desportivo e pessoal dos jovens desportistas. 

Em 1989 iniciei o meu percurso desportivo no Sporting Clube de Abrantes. No ano seguinte todo o escalão de infantis transita para o S.A.B. Pois, na altura havia um pacto de “não-agressão” entre as duas entidades. Intercalavam os escalões utilizando o mesmo campo. O saudoso campo do Barro Vermelho! 

Nesse ano, liderados pelo Mister Francisco Bragança, atingimos a fase final de infantis, num enquadramento diferente do atual, na época todos os escalões jogavam futebol de 11. 


Cumpri toda a minha formação desportiva no S.A.B. dos infantis aos juniores, passando pela conquista do campeonato distrital de Iniciados, liderados pelo Prof. Néo (Manuel Jorge Valamatos) e o Mister Brazão, uma grande mágoa de ter ficado a 7 minutos de vencer o campeonato distrital de Juniores da 1ª Divisão, liderados pelo Prof. Rui Morais, algo que na história do S.A.B. nunca foi alcançado…  


Mas, pessoalmente, não foram os títulos desportivos o mais importante no meu passado desportivo enquanto jogador do S.A.B., mas sim as amizades conquistadas e duradouras, as referências que me educaram desportivamente e as alegrias vividas durante a juventude. Amigos  que fiz e  que guardarei para toda a vida, alguns deles, alguns anos depois, foram treinados por mim nos seniores… Felizmente, quando estou em Portugal, convivo com alguns com  assiduidade. 

Porém, não querendo ser injusto com ninguém, há um nome que tenho de referir e destacar: Sr. Virgílio Rapazote! Com mais de 20 anos de presidência do clube, fui testemunha do seu apreço, trabalho e dedicação ao clube. Por vezes controverso devido à sua forma de ser (apelidado por alguns como o Pinto da Costa da Zona Centro). Poucos foram os que privando da sua presença , ficavam indiferentes ou alheios. Lembro-me de ele ser Presidente, diretor, roupeiro, motorista, e tudo no mesmo dia… Lembro-me das sandes preparadas por ele no final dos jogos, lembro-me das viagens às 6 da manhã no seu imponente Mercedes Benz e do seu bom humor transmontano que nos dizia quando nos atrasávamos: “…quando não podem chegar a horas, têm de chegar 5 minutos antes seus….”. Não posso escrever o resto…  

E por isso Obrigado, Vergi! 

  
Terminada a minha formação enquanto jogador no S.A.B., fui convidado por duas referências do clube, e minhas também, os profs. João Paulo Milheiriço e Nuno Gil, para integrar a equipa técnica de Infantis, decorria o ano 99/00. Dessa forma continuei a minha contribuição à instituição e a fazer aquilo que já me entusiasmava, o treino desportivo. 

Após esse ano de aprendizagem com dois mestres, fui para o escalão de escolinhas onde acompanhei uma geração durante 7 anos.  


Foram anos de muita aprendizagem e valorização, e como tal, posso afirmar que fiz parte da formação de jovens atletas, hoje “Homenzinhos e Mulherzinhas”. Passei ainda por outros escalões no clube, até que nos últimos 2 anos da minha passagem, de 2008 a 2010, (espero não terem sido os últimos), fui coordenador técnico, na presidência do Tenente Coronel Luís Macieira. 


Não posso deixar de escrever umas palavras de apreço a todos, e mais nomes eu gostaria de referenciar… os que de forma desinteressada, gratuita e honesta, sejam eles jogadores, diretores, presidentes, engradeceram e permitiram que este clube atingisse a mítica marca de 100 anos de História. 

À direção atual, presidida pelo Sr. Paulo Neto, numa altura de dificuldades económicas, sociais, por vezes de valores e gratidão, que continuem a trabalhar numa “obra” que se quer que atinja outra centena de anos, em prol de uma comunidade e dos jovens. 

Se hoje sou feliz devo-o, também, a esta instituição.

Parabéns Sport Abrantes e Benfica!!! 



Nuno Gomes 
Licenciado em Ciências do Desporto - Motricidade Humana; pelo ISEIT-Piaget
Mestrando em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário; ISEIT-Piaget
Treinador de Futebol na Academia Winning League Luis Figo - China

1 comentário:

  1. parabéns pelo post, sem dúvida histórias que se repetem por esse mundo fora, cada um no seu concelho e no clube que aprendemos a gostar, muito bom!

    ResponderEliminar