Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tome Nota

Ossos mais fortes

"Com o aumento da esperança de vida acentuam-se algumas doenças próprias da idade avançada, tais como a osteoporose, embora esta também surja em pessoas mais jovens.

A osteoporose é uma doença óssea metabólica em que ocorre uma redução da quantidade de osso (massa óssea) com deterioração da sua qualidade e que resulta da carência de cálcio nos ossos. Estes ficam mais porosos e por isso muito frágeis, o que leva a fracturas, a complicação mais frequente e grave da osteoporose. Ainda que não possamos fugir ao efeito inexorável da idade nos nossos ossos, sabemos hoje que a prevenção pode reduzir o seu impacto e que se deverá iniciar logo nos primeiros anos de vida. A prevenção consiste na adopção de um estilo de vida saudável com uma alimentação que favoreça a aquisição de massa óssea, fortaleça a existente e ajude a diminuir as perdas que naturalmente surgem.

Sabias que...

Os ossos humanos crescem até aos 20 anos. A partir dessa idade o tamanho permanece estável, mas aumenta a densidade até aos 30-35 anos. É a partir dessa idade que a massa óssea começa a perder-se progressivamente. A velocidade de perda é diferente nos homens e mulheres, sendo mais rápido para elas, sobretudo após a menopausa.

10 dicas saudáveis

1. Consome leite (e derivados) em abundância - são nutricionalmente muito ricos e excelentes fornecedores de cálcio.
2. Não passes mais do que 3 a 3 horas e meia sem comer.
3. Começa as tuas refeições com uma boa sopa de vegetais e consome-os com abundância.
4. Assegura-te que em todas as refeições entram alimentos ricos em amido: pão, feijão, massa, arroz, etc.
5. Privilegia a fruta.
6. As proteínas são também importantes para a saúde óssea. Come porções adequadas de carne, produtos derivados e pescado, sem exageros.
7. Usa pequenas porções de gorduras para cozinhar e temperar os alimentos. Prefere azeite. Retira as gorduras visíveis à carne. Evita fritos.
8. Foge de doces de um modo geral e não exageres no sal.
9. Come tranquilamente à mesa, mas serve-te apenas uma vez.
10. Hidrata-te em abundância - água é vital."
 
Fonte: Revista SportLife (Novembro 2011)
(Reportagem desenvolvida nesta edição)

Sem comentários:

Enviar um comentário