Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Futebol: Nuno Gomes analisa a 1ª jornada da II Distrital Seniores (Série A)


Começou este fim-de-semana o campeonato distrital da 2ª Divisão, prova organizada pela Associação de Futebol de Santarém e onde participam três equipas do nosso concelho:

Casa do Povo do Pego;
Sport Abrantes e Benfica;
Tramagal Sport União

Integradas na Série A, os objetivos passam por vencer cada jogo onde participam tendo em vista a fase final que pode dar acesso à subida de divisão.

A fase final é constituída pelos três primeiros classificados de cada série, Série A e Série B, jogarão a duas voltas entre si com os três primeiros classificados a garantir a subida à 1ª Divisão e os 4º, 5º e 6ºs classificados a manterem-se na 2ª.   

O Sport Abrantes e Benfica (S.A.B.) recebeu e goleou a equipa Ass. Cult. Desp. Aldeiense por 6-0.


A equipa do mister Seninho, que vinha de uma vitória moralizadora sobre o Torres Novas para a Taça do Ribatejo, teve uma entrada forte e dinâmica nos processos que permitiu chegar aos 2 golos de vantagem aos 15 minutos.


A demonstrar pouca mobilidade e falta de agressividade, principalmente nos duelos individuais, algo que não é característico nas equipas treinadas pelo mister Pedro Varino, o S.A.B. dominou todos os setores e facilmente descobria espaços na zona defensiva contrária para criar situações de finalização.

Com Marcos Patrício a evidenciar-se, o resultado ao intervalo justificava-se, 4-0.


A 2ª parte foi menos intensa, com S.A.B. a revelar maior lentidão e menos critério nas acções colectivas e individuais (o desgaste do jogo da Taça terá tido influência) e o Aldeiense, fruto das alterações, a ter um pouco mais a bola do que tinha tido até então, mas as ocasiões e o perigo foram sempre da equipa visitada.

Resultado justo de uma equipa que aliado à qualidade do grupo que transitou da época anterior, considero o Toni um dos 3 melhores centrais a atuar no nosso distrito, reforçou-se com a experiência do Guarda-Redes Joel e com 3 jogadores que foram campeões Distritais da 1.ª Divisão na época transacta ao serviço da Associação Desportiva de Mação (A.D.M.).



O jogo C. Atl. Riachense contra o Tramagal S.U. (T.S.U.) foi carregado de simbolismo devido ao fato de os jogadores da equipa da casa, além de serem assumidamente candidatos à subida e ao título, quererem homenagear o atleta Laranjeiro que faleceu na passada semana vítima de doença prolongada.

Num jogo onde o T.S.U. até começou melhor, a eficácia e experiência do Atlético Riachense foi determinante. Quem assistiu ao jogo considera que os 3 pontos eram bem empregues às duas equipas, mas tal é impossível…

O T.S.U. que na época anterior apesar da boa época realizada não conseguiu, na fase final, atingir a subida de divisão, tentará certamente este ano fazer melhor que a anterior.

Antevê-se um excelente dérbie concelhio na próxima jornada com a visita do S.A.B. ao Comendador Eduardo Duarte Ferreira.

Deslocação sempre difícil ao campo do Caxarias realizou a Casa do Povo do Pego (C.P.P.) com algumas limitações e ausências de jogadores importantes, teve ocasiões de finalização que lhe permitiriam ter regressado a casa com os 3 pontos. No final da 1ª fase logo se verá se foram 2 pontos perdidos ou 1 ganho por parte de uma equipa que tradicionalmente atinge a fase final e luta pela subida de divisão.

Nota para a Liga R. de Ortiga que se reforçou com alguns jogadores do vizinho Mação, venceu a equipa da U.D.Atalaiense (U.D.A.) por 3-1 com os 3 golos a serem apontados por Pedro Louro (Ex-A.D.M.), apesar de nos últimos 10 minutos a equipa do Mister José Carlos ter ficado com 10 jogadores devido a lesão e impossibilidade de efectuar mais substituições.

De saudar o regresso dos G.D.R. Os Lagartos ao futebol sénior que, apesar da derrota na 1.ª jornada, será uma equipa que a jogar em casa criará sempre dificuldades aos adversários.

Agradecimento para todos os amigos que fazem parte do “nosso” futebol e partilham a informação acerca do que se vai desenvolvendo nos diferentes campos.

Texto da responsabilidade de Nuno Gomes
Licenciado em Ciências do Desporto - Motricidade Humana; pelo ISEIT-Piaget
Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário; ISEIT-Piaget
Ex-Treinador de Futebol na Academia Winning League Luis Figo - China
Pós Graduação - Direcção Técnica em Futebol - Universidade Lusófona
Selecionador Distrital da Associação de Futebol de Santarém - Sub14 Masculinos

PUBLICIDADE


Sem comentários:

Enviar um comentário