Páginas

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

As alterações na gravidez e o Exercício Físico


(crónica de Inês Barriguinha)

Está grávida e já se apercebeu que todo o seu corpo está em modificação e a trazer-lhe alguns desconfortos!?!

É necessário ter consciência que ocorrem alterações anatómicas e musculares na Gravidez e no Pós-parto, onde o exercício físico é imprescindível para poder aliviar as consequentes dores, más posturas e até  prevenir futuras lesões!


Há músculos que estão mais sobrecarregados e a "trabalharem" mais do que o habitual, para sustentarem e acomodarem o crescimento do bebé. São músculos estabilizadores, responsáveis por manterem a nossa postura recta e equilibrada. Estes músculos são levados a contracções maiores, outros por compensação ficarão mais enfraquecidos, originando desequilíbrios, dores e más posturas. Logo este tipo de musculatura necessita de alongamentos específicos e exercícios posturais correctivos, orientados por um profissional especializado. 

É também, importante exercitar o músculo do diafragma, utilizando uma respiração adequada, uma vez que durante a gravidez, a maioria dos órgãos do corpo da Mulher deslocam-se, para dar lugar ao crescimento do bebé e este crescimento uterino modifica a posição do diafragma, que se eleva da caixa torácica. Devido a estas mudanças, os volumes e capacidades pulmonares estão alteradas o que leva a alguns incómodos, como a sensação de falta de ar.

Outra alteração muscular é a diástase abdominal (afastamento dos rectos abdominais) que acontece com o crescimento uterino na gravidez. O que poderá causar dores na região lombar, nádegas e coxas, para além de existir uma maior probabilidade de incontinência urinária, devido à acção sinergética que o músculo abdominal tem com o pavimento pélvico.


Com o treino devido da respiração mencionada no ponto anterior, podemos logo na Gravidez efectuar uma activação abdominal, que irá prevenir uma diástase patológica no Pós-parto e originar uma recuperação mais rápida.

Procure um profissional especializado e alivie todas as suas dores/desconfortos. 

Inês Barriguinha
Licenciada em Educação Física e Desporto, pela ULHT
Pós-Graduada em Atividade Física na gravidez e pós-parto
Fundadora e Gerente do Centro BARRIGUINHA´S EM FORMA (Grávidas, Mamãs e Bebés)

PUBLICIDADE


Sem comentários:

Enviar um comentário