Páginas

sábado, 15 de outubro de 2016

Olhar pela saúde na prática desportiva…


(crónica de Tânia Santo)

Como é do conhecimento comum existem inúmeros benefícios na prática desportiva, os mais variados desportos têm em comum o treino cardio-respiratório e a melhoria da condição muscular, uns desportos mais completos do que outros.

Durante a prática de actividade física existem inúmeras alterações fisiológicas.


Nos sistemas cardiovascular e respiratório


A função primária dos sistemas cardiovascular e respiratório é o aporte de sangue e nutrientes ao corpo, assim como remover do mesmo o monóxido de carbono e os detritos metabólicos. Em resposta ao exercício, o volume total de sangue bombeado pelo ventrículo esquerdo por minuto aumenta para corresponder as necessidades de oxigénio até à sua capacidade máxima. Em repouso, cerca de 20% desse volume tem como destino a pele e os músculos podendo aumentar até 80% durante a prática de exercício.


A pressão sanguínea aumenta como resposta ao exercício dinâmico, existindo um aumento da pressão sistólica podendo alcançar valores entre os 200 e 240 mHg em adultos com tensão normal; este aumento é normal e desejável. Após 2 a 3 horas da prática do exercício a tensão desce para valores inferiores aos pré-exercício.


Há um aumento da ventilação por estimulação central e por informação propriocetivas dos músculos e articulações. Num adulto sedentário exposto a actividade física, a ventilação pode variar entre 10 litros e 100 litros por minuto. Num atleta adulto a ventilação pode atingir cerca de 200 litros por minuto.


No sistema músculo-esquelético

A principal função do sistema músculo-esquelético é definir e mover o corpo. Este sistema adapta-se às solicitações promovendo a sua eficácia e eficiência. Em resposta ao aumento da actividade o músculo melhora a capacidade de extrair oxigênio e escolher as fontes de energia, escolhendo também a melhor forma de expelir os desperdícios metabólicos.

Dos três tipos de músculos existentes, esquelético (voluntário), cardíaco, e o liso (involuntário) será referido sucintamente o voluntário –> músculo-esquelético. Este é composto por dois tipos de fibras, rápidas e lentas de acordo com a sua velocidade de contração. As fibras rápidas podem ser de tipo a ou b consoante a sua constituição afectando a sua capacidade explosiva.

Existe relação directa entre o predomínio de fibras, rápidas ou lentas, e a performance em determinados desportos, sendo que aparentemente existem uma componente genética na definição do tipo de fibras.

Os benefícios da prática de actividade física são muitos e alguns efeitos sintetizados acima, desta forma, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estabeleceu um mínimo de 30 minutos de actividade física de intensidade moderada (contínua ou somatório de períodos de 10 minutos) a maior parte dos dias (de preferência todos) da semana para reduzir o risco de eventos de doença aterosclerótica coronária. Isto equivale a cerca de 2,5 km por dia de marcha rápida (passo rápido), com dispêndio energético de 150 kcal diárias para um indivíduo de estatura média.

Por isso mexa-se...

fonte: Physical Activity and Health, chap 3- Physiologic responses and long-term adaptations to exercise


Tânia Santo
Fisioterapeuta
Fisioterapeuta nos cuidados de saúde primários desde 2006
Contexto privado fisioterapeuta na Climécis e Clinipé

Sem comentários:

Enviar um comentário