Páginas

sábado, 28 de maio de 2016

O Futebol e a Educação Física no Ensino Escolar


(crónica de Nuno Gomes)

A China quer ser, no futuro, uma das principais potências mundiais no futebol.

Para a obtenção desse objetivo, em grande escala, contribui o trabalho dos treinadores portugueses que trabalham diariamente nas diferentes academias.

Mas o processo também inclui a introdução do ensino do futebol como disciplina no currículo escolar.

Neste momento faz parte do nosso trabalho a integração gradual do futebol nas escolas chinesas, quer através de ações de formação aos professores de Educação Física, ou do ensino direto aos alunos dentro da escola, nas horas não letivas, um pouco à semelhança das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) realizadas no nosso país.

   
Neste ponto, também, nos vamos apercebendo das diferenças, e semelhanças, entre o ensino da Educação Física (E.F.) na China e em Portugal.

Um dos aspetos mais salientes está relacionado com o número de alunos por turma, entre quarenta a cinquenta… este número é facilmente explicável pela elevada população escolar.

As aulas de E.F. têm um desenvolvimento quase militarizado, com a duração de 45 minutos e lecionadas 3 vezes por semana, têm início com uma apresentação do delegado de turma, que é colocado diante dos colegas que formam colunas, vão dizendo o nome em voz alta para o registo presencial. A parte inicial da aula é sempre composta por uma corrida em forma de marcha que serve de aquecimento.

Outro aspeto peculiar está relacionado com a metodologia existente nas aulas, principalmente no ensino primário. As aulas poderão ser definidas em função do critério dos alunos. Estes podem escolher a modalidade, ou jogos, e a partir daí o Professor desenvolve a aula. Aqui, de ressalvar que o ensino primário tem a duração de 6 anos letivos.


Quase todas as escolas possuem um campo de futebol de 11 e, em Shenzhen, as aulas são maioritariamente desenvolvidas no espaço exterior. O facto de as aulas decorrerem num campo de futebol de 11 com uma pista de “tartan” não é sinónimo de mais espaço, ou condições para o desenvolvimento da aula. Não é raro ver mais de duzentos alunos em simultâneo no mesmo campo a terem aulas de E.F.. Os espaços tornam-se mais reduzidos e cada turma tem de cingir-se a menos de 1/4 do espaço para realizar a sua aula. O que cria diversos problemas aos professores principalmente no tempo de prática e aprendizagem individual dos alunos.


O futebol na Escola…

A partir do próximo ano letivo, 16/17, o Governo Chinês quer incluir a modalidade de futebol como disciplina obrigatória nas escolas. É óbvio que isto será feito de forma gradual…

Neste momento algumas escolas já permitem o ensino do futebol na componente não letiva. Coordenados por um professor de E.F., organizam equipas e realizam jogos contra outras escolas, um pouco à semelhança do nosso desporto escolar. O mais saliente é que durante os jogos são jogados na forma de 11x11 ou 9x9, utilizam–se todas as regras oficiais: substituições com a autorização da equipa de arbitragem, regras oficiais, equipamentos personalizados ou das grandes equipas da Europa… Isto com o objetivo de aproximar o mais possível estes encontros de uma competição de futebol oficial.




Como referi no início do texto, faz parte do nosso trabalho dar formação aos professores e desenvolver o futebol nas escolas. Não sendo o futebol o desporto mais popular na China, neste momento há um entusiasmo crescente em redor deste desporto. As escolas que ainda não possuem equipas orientadas por professores internos recorrem a professores estrangeiros, neste momento na sua maioria Portugueses e Espanhóis, para o ensino do futebol. Desta forma deslocamo-nos às escolas e num ambiente escolar proporcionamos aos jovens chineses a aprendizagem deste emocionante desporto.

Mas é para isso que aqui estamos….

Todos os dias uma aprendizagem, uma aprendizagem diária.

Nuno Gomes 
Licenciado em Ciências do Desporto - Motricidade Humana; pelo ISEIT-Piaget
Mestrando em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário; ISEIT-Piaget
Treinador de Futebol na Academia Winning League Luis Figo - China

Sem comentários:

Enviar um comentário