Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Abrantes: o potencial


(crónica de Carlos Bernardo)

Como esta é a primeira crónica, será uma espécie de capitulo 0, uma introdução ao que se seguirá nas próximas crónicas.

Sou Abrantino, sou Rossiense (sendo estes as duas últimas peças da boneca Matrioska da minha naturalidade). Adoro a minha terra e nunca desejei ser de outro lugar. Apesar disso, adoro viajar. Viajo sobretudo de bicicleta porque gosto de levar com o vento na cara, sentir os cheiros e estar mais próximo das pessoas. Sou um apaixonado pelo Desporto, pela nossa Cultura (o que nos faz ser diferentes) e pela Natureza. Em 2013 criei o blog O Meu Escritório é lá Fora!. 

O meu desafio enquanto cronista deste blog é levar-vos a conhecer lugares fantásticos na nossa região para a prática desportiva. Serão lugares não convencionais (tipo estádio ou piscinas), mas mais ligados à Natureza e à nossa Cultura. Sobretudo para uma prática recreativa e não competitiva (aqui não incluo a competição interna que devemos ter com o nosso eu, de querer ir mais além).

Neste capitulo 0, vou falar do potencial da região de Abrantes (posso ultrapassar um pouco a fronteira administrativa do concelho de Abrantes), para essa prática desportiva recreativa (mas séria) disfarçada de descoberta cultural e comunhão com a Natureza.

Considero Abrantes como uma espécie de ilha, banhada por diferentes influências culturais e diferentes regiões naturais. A Sul recebe a influência cultural do Alentejo e Ribatejo, e a Norte da Beira Interior. É dividida a Sul pela Charneca e a Norte pelo Bairro. A estes fatores junto o rio Tejo, que atravessa o concelho, e o rio Zêzere, que o limita a Norte. Estes fatores fazem de Abrantes um lugar especial, não melhor que outro, mas certamente diferente.

Focando agora no fatores naturais, que fazem de Abrantes um lugar particular para a prática desportiva na Natureza. Aqui falo com propriedade na bicicleta e na corrida/caminhada, com destaque para os já sinalizados Caminho do Tejo e Grande Rota Zêzere, que assinalo como lugares/rotas de eleição. Sendo o cenário ideal, cruzarem estas duas rotas, para sentirem na pele as diferenças acima assinaladas.

Na minha ainda curta carreira como ciclista amador (bastante amador), mais do que perder calorias (que também é importante), ajudou-me a conhecer muito melhor a minha Terra, a ir a lugares onde nunca tinha ido. Sair e pedalar longe da minha Terra, ajudou-me a valorizá-la, a perceber que não é melhor, mas que também não pior, é diferente, mas acima de tudo, é muito especial, porque é minha. 

Lanço um primeiro desafio, saiam de bicicleta ou a correr, e percorram alguns quilómetros junto a vossa casa. Com certeza, vão ter uma perspectiva diferente.

Carlos Bernardo

Nascido e criado em Abrantes, onde vive e nunca desejou ser de outro lugar. Apesar disso adora viajar. Mais do que uma foto de viagem, gosta de uma boa conversa. Criou o blog O Meu Escritório é lá Fora! em 2013. Foi nomeado para melhor Blog de Viagens Pessoal, no BTL Travel Blogger Awards, e considerado como um dos 10 melhores blogs de viagem nacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário