Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Lesões... o que se pode prevenir


(crónica de Sofia Loureiro)

Como em todas as questões da vida que podem provocar dor, sofrimento e interrupção do percurso de vida planeado, existem estratégias e fatores que se podem considerar no sentido de prevenir não proprimamente as lesões em si, mas mais a sua frequência, a intensidade e a própria recuperação face às mesmas.

E neste caso falo de um quadro de referência psicológica, que a implementar, que deve ser considerada a par de todas as outras inerentes à preparação física dos atletas e aos respetivos treinos.

Um dos principais aspetos a ter em conta é que as estratégias que se podem implementar deverão ter como alicerce um bom trrabalho de equipa entre o psicólogo/a, treinador/a e demais profissionais envolvidos. O programa de prevenção deve ser do conhecimento de todas as pessoas envolvidas e a linguagem deve ser comum. Na essência é importante que se tenha consciência de que profissionais, família e claro o/a proprio/a atleta tenham acesso à informação e recebam alguma formação sobre fatores de risco para o surgimento de lesões, preparação física e gestão de stress.

Os aspetos psicólogicos trabalham-se preventivamente com base numa boa avaliação dos recursos de cada atleta, no sentido de promover o seu auto-conhecimento, a sua auto-estima, a sua motivação face a objetivos realistas e faseados. Simultaneamente é de significativa importância desenvolver programas de auto-controlo e de estimulação da atenção/concentração, bem como a utilização de diversas estratégias de relaxamento face a situações de stress, nomeadamente nas competições.

Em suma, as estratégias passam por dotar atletas em particular, mas toda a equipa técnica e a rede de suporte familiar e social de ferramentas que promovam o conhecimento realista das capacidades do desportista e que lhe permitam enfrentar as situações de stress de forma mais controlada, focalizando a atenção no seu desempenho, diminuindo a sua vulnerabilidade a lesões.

Sofia Loureiro
Psicóloga Clínica
Licenciada em  Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto 
Pós graduada em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva

Sem comentários:

Enviar um comentário