(crónica de Sofia Loureiro)
Como em todas as questões da vida que
podem provocar dor, sofrimento e interrupção do percurso de vida planeado,
existem estratégias e fatores que se podem considerar no sentido de prevenir
não proprimamente as lesões em si, mas mais a sua frequência, a intensidade e a
própria recuperação face às mesmas.
E neste caso falo de um quadro de
referência psicológica, que a implementar, que deve ser considerada a par de
todas as outras inerentes à preparação física dos atletas e aos respetivos
treinos.
Um dos principais aspetos a ter em conta
é que as estratégias que se podem implementar deverão ter como alicerce um bom
trrabalho de equipa entre o psicólogo/a, treinador/a e demais profissionais
envolvidos. O programa de prevenção deve ser do conhecimento de todas as
pessoas envolvidas e a linguagem deve ser comum. Na essência é importante que
se tenha consciência de que profissionais, família e claro o/a proprio/a atleta
tenham acesso à informação e recebam alguma formação sobre fatores de risco para
o surgimento de lesões, preparação física e gestão de stress.
Os aspetos psicólogicos trabalham-se
preventivamente com base numa boa avaliação dos recursos de cada atleta, no
sentido de promover o seu auto-conhecimento, a sua auto-estima, a sua motivação
face a objetivos realistas e faseados. Simultaneamente é de significativa
importância desenvolver programas de auto-controlo e de estimulação da
atenção/concentração, bem como a utilização de diversas estratégias de
relaxamento face a situações de stress, nomeadamente nas competições.
Em suma, as estratégias passam por dotar
atletas em particular, mas toda a equipa técnica e a rede de suporte familiar e
social de ferramentas que promovam o conhecimento realista das capacidades do
desportista e que lhe permitam enfrentar as situações de stress de forma mais
controlada, focalizando a atenção no seu desempenho, diminuindo a sua vulnerabilidade
a lesões.
Sofia Loureiro
Psicóloga Clínica
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Pós graduada em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva
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