Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2015

Aspetos psicológicos das lesões... o antes e o depois


(crónica de Sofia Loureiro)

As lesões fazem parte do dia a dia dos atletas e praticantes regulares de atividades desportivas. Sendo as questões físicas as principais associadas ao aparecimento das mesmas, é já bastante reconhecida a importância de fatores psicológicos no surgimento de potenciais lesões.

As situações de stress, quer as da vida no seu todo, quer as que se encontram associadas a situações específicas da modalidade praticada - preparação física, treinos e competições - são apontadas como das principais predisponentes ao surgimento de lesões. Mas de igual forma, temos que considerar algumas características de personalidade e estratégias de resolução de problemas. O stress por si só não explica o surgimento das lesões, mas a sua correlação com fatores do/a próprio/a atleta e alguns externos a si, como o tipo de treinos e por exemplo o excesso de competições e/ou pouco descanso.

No mesmo sentido e com a mesma relevância estão os fatores psicológicos associados à recuperação de uma lesão. Atletas que apresentam indicadores de baixa auto-estima, elevados níveis de ansiedade, baixa resistência à frustração e pessimismo, apresentam mais dificuldade em recuperar de lesões. Estas características levam a que manifestem com mais intensidade emoções negativas como a raiva, o medo, tristeza e o medo do insucesso após o regresso aos treinos. Estes aspetos claramente que se cruzam e influenciam mutuamente, podendo naturalmente ter impacto na motivação e principalmente na adesão ao plano de tratamentos, sendo provável a existência de reflexos no tempo necessário para uma boa recuperação.  

A ter em conta ainda como essencial são os contextos sociais, referindo-nos essencialmente ao apoio familiar e envolvimento de colegas e suporte de amigos, como base para o desenvolvimento da auto-confiança, esperança e suporte em rede.

É de extrema relevância a consciência destes e outros considerandos no sentido de promover uma melhor prevenção do surgimento de lesões bem como no âmbito da recuperação das mesmas. De forma mais detalhada numa próxima crónica, focalizarei sobre que estratégias poderão ser tidas em conta para um percurso com menos possibilidades de lesões e/ou num melhor tratamento das mesmas.

Sofia Loureiro
Psicóloga Clínica
Licenciada em  Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto 
Pós graduada em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva

Sem comentários:

Enviar um comentário