Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Medalhas de Mérito Municipal

Integrado nas Cerimónias Oficiais do Dia da Cidade, realizou-se ontem, no Parque Urbano de S. Lourenço, a entrega de 4 Medalhas Municipais de Mérito Desportivo: Tiago Aperta, Francisca Laia, Mário Serras Passarinho e Manuel João Gonçalves.


"Tiago Aperta nasceu em 1992. É, portanto, um jovem atleta. Mas isso não o impede de ser já um campeão com sucessivos recordes nacionais, sendo detentor do record nacional do lançamento do dardo, a sua disciplina, desde 2011. É uma esperança para o atletismo português. Começou como praticante do Sporting Clube de Abrantes, em 2004, com o treinador Manuel João Gonçalves, e depois parte para o Sport Lisboa e Benfica à procura de novas possibilidades. Para assinalar os feitos já alcançados, mas sobretudo para afirmar o apoio da sua comunidade aos êxitos futuros que todos lhe desejamos, é atribuída a Tiago André Farinha Aperta a Medalha Municipal de Mérito Desportivo."

Fonte: Câmara Municipal de Abrantes (CMA)

Por se encontrar em competição, a Medalha Municipal foi recebida pela mãe do atleta.


"Francisca Dias Laia nasceu em 1994, mas apesar da sua juventude é já hoje um valor reconhecido na canoagem portuguesa e com resultados promissores a nível internacional. Além de um exemplo de compromisso e exigência de si para a nossa juventude, e não só para os atletas, Francisca Laia é, ao mesmo tempo, um honroso troféu para o esforço que o Clube Desportivo "Os Patos" vem desenvolvendo na modalidade da canoagem. Para assinalar os feitos já alcançados, mas sobretudo para afirmar o apoio da sua comunidade aos êxitos futuros que todos lhe desejamos, é atribuída a Francisca Dias Laia a Medalha Municipal de Mérito Desportivo."

Fonte: CMA


"Mário Serras Passarinho foi o primeiro professor da disciplina de Ginástica na Escola Industrial e Comercial de Abrantes e depois no Liceu de Abrantes. E como professor de Educação Física se manteve ao longo da sua carreira. Mas foi sobretudo na dinamização do desporto fora da escola, ou seja, na sociedade civil que se destacou. Primeiro nos Jogos Juvenis de Abrantes e depois no Clube Náutico de Abrantes. Sempre nos habituámos a ver no professor Mário Passarinho um homem do desporto, um entusiasta pela criação de oportunidades desportivas para os mais novos, um treinador dedicado, um dirigente desportivo comprometido. Sempre num trabalho discreto, apenas centrado nas suas responsabilidades desportivas, que sempre assumiu como forma de responsabilidade social. Foi, por isso, também um exemplo para sucessivas gerações de professores, praticantes e dirigentes na área do desporto nesta região. É, pois, com justiça e em reconhecimento de uma vida dedicada ao desporto que é atribuída a Mário Serras Passarinho a Medalha Municipal de Mérito Desportivo."

Fonte: CMA


"O professor Manuel João Gonçalves lecionou Educação Física e como tal se tornou amigo de sucessivas gerações de alunos num trabalho seguramente da maior importância. Além disso, Manuel Gonçalves tem feito, durante décadas, um outro importante trabalho como treinador de atletismo. Para tal, preparou-se com uma formação sólida, em resultado da qual é treinador de 3º, 2º e 1º grau por Espanha, 3º pela Alemanha (RFA), treinador de saltos por França, e em Portugal treinador de 2º grau, o máximo que existe. E é em resultado dessa formação que do seu trabalho resultaram sucessivas gerações de atletas, muitos dos quais subiram ao pódio. Manuel Gonçalves treinou inúmeros campeões, pelo menos duzentos campeões nacionais entre desporto escolar e federado. Foi treinador nacional em seis campeonatos do mundo em atletismo escolar. E sempre num trabalho discreto, longe da atenção pública. Em reconhecimento de um trabalho exemplar, é, pois, justa a atribuição ao professor e treinador Manuel João Gonçalves a Medalha Municipal de Mérito Desportivo."

Fonte: CMA

2 comentários:

  1. Tiago Aperta em "competição" a onde?!!!!

    ResponderEliminar
  2. http://www.aalisboa.com.pt/noticiasg.php?not=1009&doc=NFORMA%C7%C2O

    Realizou a marca de 72,93.

    ResponderEliminar