Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Workshop: Preparar o Atleta do Futuro (Excertos) - Continuação


Luis Filipe Júlio - Licenciado em Educação Física e Desporto, Mestre em Psicologia do Desporto, Pós-Graduação em Treino de Alto Rendimento, Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia Clínica.

Tema:
A detecção, identificação e desenvolvimento de jovens, com talento para o Desporto

"No desporto não há impossíveis. Não há vitórias ou derrotas, à partida. Há momentos de transcendência onde é possível, ainda de que de uma forma inesperada, ter excelentes resultados."

"Tanto as coisas positivas, como negativas que sucedem no Desporto, nunca podem ser compreendidas se esquecermos que os clubes, os jovens e todos nós, que estamos no desporto, estamos permanentemente a sofrer influências mais gerais, que têm a ver com aquilo que somos como pessoas, os valores, os comportamentos, as atitudes que nós temos, no dia-a-dia."

"Somos confrontados na nossa vida, com situações muito críticas. Se os tempos são de crise, se há uma dificuldade generalizada, é natural que os clubes, os vossos jogadores, os pais, cada um de vós como dirigentes, sintam na preparação e na competição, estas influências negativas. Isto foi assim e há-de ser sempre. Não é novo."

"Tudo isto exerce, também sobre os jovens, uma pressão para o rendimento, para os resultados imediatos. Para que se ultrapassem etapas de formação, que levem a resultados imediatos."

"Argumentamos com a falta de tempo para tudo. É evidente que, se não temos paciência nem tempo nas nossas vidas, naturalmente também somos levados a não ter tempo para esperar pela formação dos jovens. Não ter tempo para esperar pelos resultados. Queremos tudo depressa."

"E os pais também querem. Querem que os filhos joguem. Não é para o mês que vem. É já!
Esta impaciência está associada a dois factores psicológicos terríveis, que são duas das principais causas das perturbações, das desadaptações, que temos como pessoas e, também no desporto: um deles é a dificuldade que nós temos em adiar a recompensa (que não chega agora). Sem passar pelo sacrifício, pelo esforço. O outro, é a intolerância à frustração. A frustração de perder. De não jogar. A frustração do erro do árbitro. A frustração que o pai tem de que, afinal, o filho não é o Cristiano Ronaldo."

Nota: Continua nos próximos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário