Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Workshop: Preparar o Atleta do Futuro (Excertos)

Excertos da intervenção de Tavares da Silva, no Workshop Preparar o Atleta do Futuro, realizado em Abrantes, no dia 17 de Fevereiro.


Tavares da Silva - Prof. de Educação Física, Prof. do Ensino Superior (disciplina de basquetebol), Formador da Escola Nacional de Basquetebol, Coordenador Técnico da Física de Torres Vedras, no Departamento de Basquetebol.

Temas:
Coordenação Técnica de um Clube
Relacionamento com os pais

Coordenação Técnica de um Clube

"Ainda não é comum em Portugal, o treinador dos treinadores."

"Uma das dificuldades é, também, o da aceitação por parte dos outros treinadores."

"Outro dos erros da coordenação é ela ser feita pelo treinador da equipa dos seniores. Mas, pergunto eu, há algum treinador da equipa dos seniores com disponibilidade mental para olhar para a formação?"

"Uma das vantagens da existência de um Coordenador, é que assim é possível promover o desenvolvimento de um projecto de clube."

"Também é possível prestar ajuda e apoio aos colegas, além de investir na formação contínua dos treinadores do clube."

"Para se fazer um projecto, é necessário haver um projecto. Ele deve adequar-se aos objectivos do Clube/Associação."

"Importante: a escolha da equipa técnica. Pessoas competentes, da nossa confiança, com afinidade com o projecto, se possível da zona do clube."

"Definição de valores: organização, disciplina, grande capacidade de trabalho, espírito de equipa e sacrifício, humildade e orgulho."

"Modelo de funcionamento: o Coordenador define as linhas orientadoras, observa os treinos, realiza reuniões individuais, convoca reuniões gerais, promove acções de formação, participa nos treinos."

"Modelo de funcionamento: todos os treinadores trabalham em parceria com os treinadores do escalão anterior e seguinte. Todos os treinadores trabalham com os jogadores do escalão anterior."

"Os jogadores mais aptos estão a treinar e a jogar no escalão acima. O que obriga todos os treinadores a trabalharem em conjunto e a conversarem. Todos nós (na Física de Torres Vedras), trabalhamos para o mesmo clube. Os miúdos são de todos."

Nota: Continua nos próximos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário