Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tome nota

Judo

"Esta arte marcial originária do Japão é uma especialidade de luta em que o objectivo é derrubar o adversário. Não é apenas uma questão de força, a técnica e a estratégia são fundamentais e além disso são necessárias qualidades como a agilidade e a mobilidade. As diferentes técnicas necessitam além disso de uma elevada componente de força, de grande coordenação intermuscular já que o corpo desempenha as funções de ponto de apoio e desequilíbrio do oponente.

Os músculos do tronco são os protagonistas em diversas acções de tracção e rotação ao mesmo tempo que protegem a coluna.

A articulação do ombro recebe tensões e cargas muito intensas, pelo que é necessário fortalecer todos os músculos que rodeiam esta articulação.

Os músculos do antebraço intervêm nos agarres contínuos para as tracções. Tanto estes músculos como os da mão devem ser fortalecidos.

As pernas, além de ajudar a exercer força, necessitam de um grande controlo do equilíbrio para actuarem como verdadeiras alavancas.

A articulação do tornozelo recebe torções e cargas muito agressivas. O peso do adversário recai sobre ela, além de que é uma modalidade que se pratica descalço."

Fonte: Revista Sport Life (Setembro/2011)
Para uma preparação adequada, consulte a publicação referida.

Sem comentários:

Enviar um comentário