Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Fórum "Agir para a Mudança - Igualdade e Cidadania no Desporto"

Realizou-se ontem, no auditório da Cidade Desportiva, o Fórum "Agir para a Mudança - Igualdade e Cidadania no Desporto".


A iniciativa, organizada pelo Projecto Igualdade e Não Discriminação em Abrantes, dirigiu-se às associações, clubes desportivos ou outras entidades que trabalham com crianças e jovens, e procurou promover o debate em torno das questões da promoção da prática desportiva, atendendo aos aspectos da não discriminação, da igualdade de oportunidades e igualdade de género.


A Sessão de Abertura esteve a cargo da Manuel Valamatos, Vereador do Desporto e Juventude.
 

A primeira intervenção do painel coube a Isabel Cruz, Vice-Presidente da Associação Portuguesa Mulheres e Desporto, com o tema "Construindo a igualdade no desporto em Abrantes".
 
Isabel Cruz apresentou um conjunto de dados estatísticos do concelho de Abrantes, na vertente desportiva, colocando em evidência a baixa taxa de participação feminina em algumas modalidades.
 
 
Deu ainda vários exemplos da discriminação existente a nível nacional.
 

Na segunda parte do painel intervieram Paula Gomes e Mário Almeida, Secretária Geral e Presidente da Federação Portuguesa de Corfebol, respectivamente.


Sob o tema "Corfebol como uma boa prática da não discriminação no desporto e práticas sem segregação de género", os oradores deram a conhecer a modalidade e projectos futuros, recordando já terem estado numa escola de Abrantes, numa ocasião anterior e com o mesmo propósito.


A moderação do painel pertenceu a Sofia Loureiro, Conselheira Local para a Igualdade.


Presidiu à Sessão de Encerramento Celeste Simão, Vereadora da Educação e Acção Social.

Sem comentários:

Enviar um comentário