A iniciativa, organizada pelo Projecto Igualdade e Não Discriminação em Abrantes, dirigiu-se às associações, clubes desportivos ou outras entidades que trabalham com crianças e jovens, e procurou promover o debate em torno das questões da promoção da prática desportiva, atendendo aos aspectos da não discriminação, da igualdade de oportunidades e igualdade de género.
A Sessão de Abertura esteve a cargo da Manuel Valamatos, Vereador do Desporto e Juventude.
A primeira intervenção do painel coube a Isabel Cruz, Vice-Presidente da Associação Portuguesa Mulheres e Desporto, com o tema "Construindo a igualdade no desporto em Abrantes".
Isabel Cruz apresentou um conjunto de dados estatísticos do concelho de Abrantes, na vertente desportiva, colocando em evidência a baixa taxa de participação feminina em algumas modalidades.
Deu ainda vários exemplos da discriminação existente a nível nacional.
Na segunda parte do painel intervieram Paula Gomes e Mário Almeida, Secretária Geral e Presidente da Federação Portuguesa de Corfebol, respectivamente.
Sob o tema "Corfebol como uma boa prática da não discriminação no desporto e práticas sem segregação de género", os oradores deram a conhecer a modalidade e projectos futuros, recordando já terem estado numa escola de Abrantes, numa ocasião anterior e com o mesmo propósito.
A moderação do painel pertenceu a Sofia Loureiro, Conselheira Local para a Igualdade.
Presidiu à Sessão de Encerramento Celeste Simão, Vereadora da Educação e Acção Social.
Sem comentários:
Enviar um comentário