Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2018

SwimRun Zêzere


Competição a disputar no próximo domingo, a partir das 10 horas, na Praia Fluvial de Aldeia do Mato.

As provas, integradas no Circuito Nacional Swimrun Portugal, terão uma Distância Standard de 18 Km (3km de natação+15km de corrida) e uma Distância Sprint, com cerca de 9km (1,8km natação+7km corrida).


O QUE É O SWIMRUN?

O Swimrun resulta da combinação de corrida de montanha e natação em águas abertas. Esta competição de endurance exige velocidade, resistência e estratégia, onde todo o percurso é feito com o material com que se começa a prova.

Os participantes destas provas percorrem um percurso realizado ao livre que envolve múltiplas transições entre a natação em águas abertas (mar, rio, lago), e a corrida, habitualmente em trilhos, com a particularidade de os participantes não mudarem de equipamento ao longo da prova, como acontece nas provas de Aquatlo ou Triatlo. 

O desporto surgiu em 2006, quando a prova “Otillo” (que significa de Ilha para Ilha), teve lugar pela primeira vez na Suécia. Esta nova modalidade resultou de uma estranha aposta entre amigos, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do Arquipélago de Estocolmo, nadando entre elas numa distância total de 75 km, sendo que 10km são de natação em águas abertas.

Esta modalidade registou um crescimento exponencial em 2016 tendo mesmo a própria organização “Otillo” estendido o seu leque de corridas qualificativas e de mérito por toda a Europa, sendo possível escolher diversas corridas na Croácia, Suíça, Itália, Reino Unido, Alemanha, e claro em vários países nórdicos (Noruega, Dinamarca e Suécia). 

Neste momento, o Swimrun é um fenómeno global que conta com mais 400 corridas em vários países da Europa, com mais de 7.000 “finishers” nos seus diversos formatos, tendo registado um forte dinamismo nos últimos anos nos países do Sul da Europa como França e Espanha e um pouco por todo o Mundo (EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Africa do Sul).

Fonte: Swimrun Portugal

Amanhã, novo trabalho sobre a modalidade em Portugal e detalhes sobre a prova de domingo, em Aldeia do Maio.

PUBLICIDADE


Sem comentários:

Enviar um comentário