Páginas

domingo, 15 de maio de 2016

Dor no Joelho - "joelho de corredor"


(crónica de Sandra Pita)

O Joelho do corredor, “runnersknee” ou síndrome da banda iliotibial atinge, em especial, os corredores de longas distâncias. A dor começa por manifestar-se apenas no treino mas, se não for avaliada e tratada correctamente, deixa de manifestar-se apenas durante e após o exercício e torna-se presente ao longo do dia, em actividades simples como descer e subir escadas e inclinações.
Em algumas situações mais graves ou persistentes, o atleta pode mesmo ver-se impedido de praticar exercício. 
Características:
Dor na região lateral externa do joelho, que pode manifestar-se durante ou após a prática da corrida.
Causas:

Tensão ou encurtamento da banda iliotibial (fáscia localizada na face externa da coxa) - provoca um atrito entre a banda iliotibial e a região lateral do fémur. Esse atrito gera um processo inflamatório na bolsa serosa (almofada com líquido sinovial) e, consequentemente, dor na região.
Porquê?
Este tipo de dor pode ter várias causas, entre elas:
- Pronação do pé (alteração na forma como o atleta assenta o pé no chão);
- Dismetrias (diferença no comprimento dos membros, normalmente na perna maior);
- Encurtamento dos músculos posteriores da coxa;
- Excesso de peso;
- Metodologia de treino inadequada (carga excessiva);
- Treino em pisos irregulares ou demasiado duros;
- Escolha errada das sapatilhas.
Tratamento:

O tratamento passa necessariamente pela eliminação das eventuais causas da lesão, bem como pela redução ou mesmo a paragem da actividade. Após a eliminação das causas da lesão, existem vários tratamentos, entre os quais:
- Alongamento dos músculos
- Crioterapia (aplicação de gelo 1Omin – 3x por dia)
- Tratamentos de fisioterapia, entre outras opções (medicação).
Conclusão:
Como em qualquer situação relacionada com dor persistente, a resolução da dor no joelho no atleta passa essencialmente pela prevenção, através da minimização/eliminação das causas, escolha rigorosa relativamente ao calçado utilizado nos treinos e avaliação sobre a necessidade de utilização de palmilhas, para estabilidade da passada durante a corrida.
Caso já exista alguma dor, o atleta deverá diminuir de imediato a carga e a intensidade dos treinos e alterar na medida do possível os locais de treino para pisos mais regulares e de menor impacto. O primeiro tratamento deve passar sempre pela realização de alongamentos e colocação de gelo.
Se os sintomas persistirem, o atleta deverá procurar um profissional de saúde, que avaliará a sua situação de forma individual.
“Quando se trabalha com uma verdadeira equipa, não há obstáculo que não seja superado nem sucesso que não seja alcançado”. Obrigada à fisioterapeuta Tânia Santo, pela sua participação e colaboração na realização deste artigo.
Sandra Pita.
Licenciada em Enfermagem há 12 anos, exercendo em cuidados de saúde primários.
Formação pós-graduada em Geriatria e Gerontologia. Formação em Podologia. Formação em Feridas. Formação em Laserterapia.
Contacto: Tlm. 962565899 Email: info.clinipe@gmail.com
Endereço Profissional: Clinipé - Av. das Forças Armadas - Edifício Sopadel, loja 4.
2200-300 Abrantes.

1 comentário:

  1. O chamado "Joelho de corredor" não tem nada a ver com o Síndrome da banda iliotibial...

    ResponderEliminar