Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Novo ano... Novo futebol...


(crónica de Nuno Gomes)

Como tudo o que é bom termina depressa, à velocidade da luz passaram as férias na minha cidade natal, Abrantes. Mas foi suficiente para amenizar as saudades da família e amigos, que era o mais importante.

De regresso à China para continuar o trabalho de desenvolvimento do futebol de formação neste enorme país, segue-se a segunda etapa, consolidação dos hábitos e rotinas já apreendidos pelos atletas até ao momento e a implementação do jogo.


Como já referi algumas vezes, o futebol na China está em desenvolvimento e aperfeiçoamento constantes, o futebol de formação encontrava-se no nível zero e as bases estão agora a ser lançadas. Óbvio que o mercado do futebol sénior sofreu um boom repentino no que à contratação de jogadores, e que jogadores…, diz respeito, mas isso será tema para uma futura crónica.

Nesta fase, o importante é realizar jogos de carácter lúdico/competitivo que façam com que os jovens atletas adquiram hábitos do que é o jogo e o que é jogar.


Mas nesta fase temos encontrado dois grandes adversários: as condições atmosféricas e o Spring Festival.

Shenzhen é uma cidade que tem sensivelmente um mês e meio do que aqui é apelidado Inverno. Temperaturas que rondam os 7/8 graus e amiúde alguma chuva, os restantes são notoriamente veraneantes. Mas como é a primeira vez que os atletas, e os pais, estão a passar por esta experiência ainda têm algum receio dos danos colaterais, principalmente devido à chuva, que possam causar à saúde dos filhos.


Também por isso é que aqui estamos, para demonstrar que para se evoluir há que ser constante na assiduidade ao treino independentemente das condições atmosféricas, existem formas de proteger a saúde dos filhos num trabalho conjunto entre os treinadores e os pais. Dessa forma elaborámos um documento, mostramos exemplos práticos, na tentativa de elucidar os pais que desde que sejam garantidas algumas regras: roupa apropriada para o treino, treino adaptado às condições atmosféricas, após o treino trocarem imediatamente de roupa no final do treino (os Chineses não têm por hábito utilizar balneários antes ou depois do treino), falar com o treinador acerca de alguma alteração de saúde nos dias que antecederam ou precederam o treino, entre outras coisas…
Se a curto prazo (num dia de chuva) chover e tivermos uma percentagem elevada de presenças no treino, será mais uma enorme vitória…


A nível pessoal também já passei por uma aprendizagem engraçada, uma noite com uma temperatura mais fria, tentei ligar o ar condicionado da minha casa com ar quente… tentei… porque após umas horas e algumas chamadas para o meu manager para lhe dizer que o ar condicionado estava estragado, ele disse-me que em Shenzhen a grande maioria dos aparelhos não tem ar quente, somente ar frio, e o meu é um deles…

Outro factor que interfere na assiduidade é o Spring Festival (Ano Novo Chinês), este dado é cultural e extremamente enriquecedor a nível cultural.


É um pouco parecido com a nossa época natalícia e igual à noite na passagem de ano. No dia 6 de Fevereiro celebra-se a aproximação da chegada do novo ano lunar, com a dança do Dragão e do Leão as danças são comuns durante o ano novo chinês. Acredita-se que as batidas fortes do tambor e os sons ensurdecedores dos címbalos, juntamente com a face do dragão ou do leão a dançar de forma agressiva podem expulsar os maus espíritos, é um espetáculo digno de se ver…

Na noite de 7 para 8 de Fevereiro dá-se a entrada no novo ano no calendário chinês, este ano denominado ao ano do Macaco. As famílias reúnem-se e é distribuído um envelope vermelho às crianças que contém dinheiro e desejos de sorte e prosperidade. Às 24 horas tem início um festival de fogo-de-artifício que dá as boas vindas ao novo ano lunar. As comemorações duram cerca de 10 dias, dias que não temos atletas para treinar, mas aqui prevalecem, e muito bem, as raízes culturais…

Xin  nian   kuai  le
Happy new year
Feliz Ano Novo


Todos os dias uma aprendizagem, uma aprendizagem diária.

Nuno Gomes 
Licenciado em Ciências do Desporto - Motricidade Humana; pelo ISEIT-Piaget
Mestrando em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário; ISEIT-Piaget
Treinador de Futebol na Academia Winning League Luis Figo - China

1 comentário: