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quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Treinador: que objetivo(s)?


(crónica de Nuno Gil)

O treinador é um ser humano e como todos os seres humanos tem personalidade e motivações próprias.

Todos os treinadores na sua qualidade de seres racionais têm objectivos. Objectivos esses que resultam da sua filosofia de vida e mais especificamente da sua filosofia de treino.

De acordo com Martens (1998; 2002), uma das decisões mais importantes que o treinador toma é a definição dos objectivos para os seus atletas, e que se podem dividir em três objectivos gerais: ter uma equipa ganhadora; ajudar os jovens a divertir-se na atividade; ajudar os jovens a desenvolver-se fisicamente, psicologicamente e socialmente.

Então, a grande questão que se levanta é saber qual destes objectivos é o mais importante para o treinador e para o bem dos atletas, podendo também haver uma conciliação de mais que um objectivo, embora segundo o mesmo autor por vezes os objectivos entram em conflito, o que se pode tornar perigoso, principalmente em idades mais jovens. Por o exemplo, treinadores que no seu discurso dizem que o seu objectivo principal é ajudar os jovens a desenvolver-se a nível físico, psicológico e social, mas quando são observados em situação de treino e competição verifica-se que o seu objectivo é apenas ganhar.

Para Adelino et al., (1999), os objectivos que o treinador de jovens deve ter em conta são os seguintes: contribuir para a formação do jovem em todas as suas facetas; criar as premissas indispensáveis para os jovens alcançarem, em cada etapa, o nível óptimo do seu desenvolvimento; desenvolver o gosto e o hábito da prática de atividades físicas habituais; desenvolver nos praticantes uma atitude positiva de participação e persistência; orientar corretamente as expectativas dos jovens.

Não tenho dúvidas que quanto mais baixo for o escalão etário dos jovens desportistas, mais importante são os objectivos apresentados por Adelino et al. (1999) e mais sentido faz orientar a sua equipa ou atleta de acordo com o objectivo de os jovens atletas se divertirem ao máximo e de sentirem prazer naquilo que fazem e paralelamente procurar desenvolver fisicamente, psiquicamente e socialmente os jovens de Martens (1998; 2002).

Nestas idades não se deve dar grande ênfase à vitória mas sim a todos os outros objectivos apresentados. Contudo não é difícil ver treinadores com um discurso e principalmente com atitudes que reforçam o exemplo negativo dado por Martens (1998; 2002), julgando eu que se formos para a observação em situação de competição esta situação é ainda mais visível, quer por parte dos treinadores, quer por parte de diretores e até de alguns pais. Sendo que ao nível da competição e no meu caso particular que trabalhei com jovens de idades inferiores a 10 anos, na modalidade de futebol, era e é, infelizmente, normal ver treinadores (muitos deles sem qualquer formação) exigir aos miúdos comportamentos típicos de adultos e falarem com os mesmos como se estes fossem adultos, e pior, como se aquele jogo fosse o último jogo da vida deles, em que utilizam apenas os melhores, ficando aqueles com mais dificuldades todo o tempo de jogo no banco, muitas vezes à chuva e ao frio, sem sequer ter o prazer de jogar alguns minutos, apenas porque o treinador quer ganhar o jogo a todo o custo. Havendo também casos em que apenas se limitam explorar as capacidades dos mais dotados, por vezes de uma forma abusiva e prejudicial ao próprio atleta, para ganharem o jogo, não lhes ensinando nada mais e deixando de parte os outros jovens que ainda necessitam de aprender e adquirir muito competências e habilidades, colocando assim grandes barreiras no desenvolvimento destes jovens, levando-os muitas vezes a um abandono precoce da prática desportiva.

Termino pedindo a todos treinadores que lerem esta crónica para se questionarem a si próprios: Quais os meus objetivos enquanto treinador? Estão esses objetivos adaptados aos atletas/grupo que treino?

Saudações desportivas e até à próxima crónica.  

Nota final -  o autor da crónica disponibiliza a literatura referenciada a quem o solicitar.

Nuno Gil
Licenciado em ciências do desporto, pela FCDEF-UC
Mestre em treino do jovem atleta, pela FMH-UTL
Doutorando em ciências do desporto, na FCDEF-UC
Professor de educação física, na escola secundária Dr. Manuel Fernandes
Ex-treinador desportivo

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